Teoria Hipodérmica

 

Na teoria Hipodérmica se defende a ideia de que há uma relação direta entre a

exposição às mensagens e o comportamento: se uma pessoa é apanhada pela

propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir. Na foto podemos ver

anúncios de preços promocionais que serão vistos por todos os tipos de pessoas, 

no entanto, o objetivo do anúncia é fazer com que todas respondam da mesma maneira, ou seja, que elas entrem e consumam os produtos oferecidos.  

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 Outro ponto abordado pela teoria hipodérmica é que a sociedade se comporta

de maneira dispersa e alienada e as pessoas não exercem influência umas sobre

as outras, a massa é composta por pessoas anônimas. Nas três fotos acima, as 

pessoas esperando o metrô, entrando no metrô e no ponto de ônibus retratam

bem está sociedade que está próxima, ou seja, é uma massa, mas que ao

mesmo tempo é anônima, não se comunica, não se conhece, as pessoas não

exercem influência umas sobre as outras deixando este papel para os meios de

comunicação de massa.

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Teoria Crítica

 

 

A teoria crítica defende a ideia de que tudo aquilo que a indústria cultural oferece

continuamente como "novo", não é mais do que representação sob formas sempre

diferentes de algo que é sempre igual. Tomamos como exemplo cinco fotografias que apresentam características deste sistema reprodutivo na indústria automobilística, que produz compulsivamente carros "novos" que na verdade não passam de reproduções de modelos anteriores, apenas com alguns detalhes de designers e cores diferentes. Um cidadão adquire um carro do ano em 2009, após um mês ele vê um comercial anunciando o lançamento do modelo 2010, ou seja, o carro de um mês de uso já é visto como ultrapassado. Este sistema leva as pessoas a consumirem mesmo sem precisarem, mas por uma questão de status, por isso, quase não se vê mais carros velhos nas ruas, porque as pessoas estão sendo levadas a adquirir produtos mesmo sem ter os recursos necessários mas sim através de prestações.       

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A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica - Walter Benjamin  

 Segundo Benjamin, poderíamos caracterizar a técnica de reprodução dizendo que liberta o objeto reproduzido do domínio da tradição. Ao multiplicar o reproduzido,

coloca no lugar de ocorrência única a ocorrência em massa. Na medida em que

permite à reprodução ir ao encontro de quem apreende , atualiza o produto em

cada uma das suas situações. A foto representa de maneira muito clara este ponto abordado por Benjamim, em um sebo de discos dos anos 60, 70 e 80, uma menina se aproxima e começa e apreciar os discos. Na reprodução perde-se a aura, ou seja, o aqui e agora, mas em outro aspecto promove a democratização, ou seja, o acesso. A menina da foto jamais poderia assistir a um show do Elvis Presley, porque ele viveu em uma época diferente da dela, mas através da reprodução dos discos ela pode ter acesso às músicas dele nos dias de hoje.